terça-feira, 13 de maio de 2008

Cadê o caminho da lixeira (via terminal) do Ubuntu 8.04?

É galera, faz um tempo que não posto. A facul tava exigindo muita dedicação e tempo (e ainda está), mas como estou meio adoentado esses dias, resolvi procurar para uma solução com permissões na lixeira do meu Ubuntu 8.04.

Eu não estava conseguindo excluir o lixo porque haviam arquivos que eu não tinha permissão para apagar, isso geralmente acontecia (e acontece) quando tentava copiar alguma coisa de uma mídia de CD ou de DVD e por algum motivo esse processo (de cópia) era interrompido pela metade. Ao deletar os arquivos incompletos da minha pasta de usuário, os mesmos eram enviados para a lixeira, porém quando tentava limpar a lixeira, aparecia a mensagem "você não tem permissão para remover os arquivos".

Hoje encontrei a solução para o caos graças ao Blogger QuartoEstudio:

Muita coisa mudou no Ubuntu 8.04.

Algumas dessas mudanças foram pra melhor outras nem tanto. Uma delas, foi terem mudado o caminho , também conhecido como PATH para a lixeira.

Muitas vezes eu mando pro lixo algum arquivo que tem problemas com permissões, e sempre tenho que forçar a remoção ou mudar a permissão.

Nas versões anteriores do Ubuntu era fácil resolver, era abrir o terminal e digitar:

cd .Trash
sudo rm -rf *


Mas no Ubuntu 8.04 o raio do caminho fui mudado pra um obscuro ~/.local/share/Trash/files. Então pra dar cabo dos arquivos é só entrar no diretório novo:

cd ~/.local/share/Trash/files

E fazer o comando rm -rf * normalmente.

ATENÇÃO: É uma preferência minha remover os arquivos dessa forma, mas recomendo fortemente que se mude as permissões do arquivo e o remova como um usuário comum do sistema. Não me responsabilizo por um rm -rf mal formatado, ok?
Agradeço ao usuário, que infelizmente não sei qual o nome, que postou a dica.

Abraços.

Nenhum comentário: