segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Trocar um HD por outro no Linux - UUID

Bem galera, hoje estava mexendo com HDs no meu PC. Resolvi tirar um dos três HDs que tinha para colocar no PC do meu irmão, e acabei tirando. Quando reiniciei minha máquina. Nada aconteceu.

Foi então que tive a idéia de iniciar pelo Live-Cd do Ubuntu e ver se os arquivos de configuração estavam todos "ok", quando abri o /etc/fstab do sistema no disco descobri que as linhas referente ao HD que eu tinha tirado ainda estavam lá. Comentei-as e o problema foi resolvido. Porém fiquei com uma dúvida, e se eu quisesse apenas trocar de HD, tirar um velho e colocar um novo. Como ficaria a configuração no /etc/fstab.

A solução é bem simples, basta plugar o HD novo procurar pelo seu endereço UUID, depois disto basta configurar a linha (antes comentada por mim) com o novo endereço UUID.

Para identificar o endereço UUID do novo HD procurei, como sempre, a solução no Google e achei essa ótima dica exposta nesse endereço: http://seiti.eti.br/wiki/UbuntuFeistyFawn, espero não ter problema em pegá-la emprestada. Segue a dica abaixo:

UUID

Nada como o Wikipedia para tirar nossas dúvidas. O UUID (Wikipedia:UUID), ou Universally Unique Identifier trata-se de um identificador de propósito geral criado pela Open Software Foundation, que por sua vez foi criada para padronizar a implementação de sistema UNIX.

No nosso caso, no sistema de arquivos ext3, que é o que eu uso, o UUID é utilizado para identificar cada partição da máquina, além dos vários dispositivos de armazenamento que possam ser plugados no mesmo, tais como pen-drives, hds portáteis, mp3 players...

Assim cada dispositivo terá seu próprio número e poderá possuir uma configuração individual.

O Ubuntu, a partir da versão 6.10 (Edgy Eft) passou a utilizar este sistema.

Para descobrir qual o UUID de uma determinada partição podemos utilizar o comando vol_id:

  • sudo vol_id -u /dev/sda1

O comando acima mostrará o UUID da primeira partição do dispositivo sda, que no caso é meu HD SATA.

Espero que essa dica possa ser útil para alguém, assim como foi pra mim.

Abraços.

Nenhum comentário: