domingo, 23 de setembro de 2007

Criando pacotes .deb com extrema facilidade e rapidez.

Vou agradecer ao Ramon Gadelha por compartilhar este conhecimento com conosco. Como criar um pacote Deb. Ontem eu estava tentando jogar alguns joguinhos do Super Nitendo com meu irmão em máquinas diferentes, utilizando do Emulador Zsnes, porém como a máquina dele é um pouco antiga não conseguimos devido a incompatibilidade das versões.

Minha versão é a 1.42, porém quando fui procurar essa versão para o Ubuntu só encontrei a 1.51 em Deb.Continuei procurando, e com muita sorte, encontrei o source da versão 1.42. foi então que precisei utilizar esta dica, que por sinal, foi muito bem explicada pelo amigo Ramon Gadelha.

Espero que sirva para vocês também.

Muitas pessoas nem imaginam como se cria pacotes .deb, outras conhecem várias maneiras que são complicadas, mas apenas alguns conhecem a maneira que vou falar aqui.

A criação de um pacote .deb pode ser uma das coisas mais fáceis de serem feitas no Linux.

Mas antes de ensinar como criar, vou explicar do que se trata um pacote .deb.

1 - O que são pacotes .deb?

Nada mais são do que pacotes com arquivos compactados como se fossem um .gz ou .zip, mas com funcionalidades inteligentes.

Suas principais funcionalidades são:

  1. Auto instalação;
  2. Configuração inicial automática dos programas instalados;
  3. Resolução automática de dependências.
As dependências são programas ou bibliotecas necessárias para o funcionamento do programa que você está instalando. Se você estiver instalando um programa baseado em GTK, você terá que ter a biblioteca GTK instalada em seu sistema, caso não tenha, o pacote deb não será instalado antes que você instale a GTK. Em algumas distros como a Ubuntu, a resolução é feita de maneira mais automatizada ainda, porque o sistema procura em seus repositórios e já baixa e instala as dependências e o conteúdo do pacote.

Na verdade, sistemas baseados em Debian são todos construídos na base dos pacotes .deb.

2 - Criando pacotes .deb com o checkinstall.


A criação dos pacotes .deb, antes um tanto trabalhosa, torna-se 'mamão com açúcar' quando se usa o checkinstall para criá-los.

A criação é feita durante a instalação do programa escolhido para ser 'empacotado'. Vou usar como exemplo o XChat.

Para iniciar, você terá que baixar o source do programa, depois descompactá-lo em uma pasta e fazer todo o processo de compilação com os comandos comuns como ./configure e make.

Quando você terminar de rodar os dois comandos descritos, terá de rodar o make install, mas em vez de rodá-lo, irá digitar checkinstall -D, que o próprio checkinstall, se encarregará de instalar o programa e criar o pacote, o processo é simples, após rodar o comando, ele fará algumas perguntas sobre as características do pacote. Infelizmente, este processo não permite o uso de todo o poder dos pacotes .deb, mas serve para quem quer criar pacotes simples.

Após todo o processo deverá surgir o .deb gerado no mesmo diretório onde você digitou o comando e gotcha! Seu pacote .deb foi criado em poucos minutos e está pronto para ser usado. Simples, não é? :)

3 - Onde encontro o tal checkinstall?

Se você usa a distro Ubuntu, basta o comando apt-get install checkinstall que em poucos minutos você terá o checkinstall instalado em seu sistema. Caso não use Ubuntu ou a distribuição que você usa não oferece o programa em seus repositórios, vá até o site do programa e pegue-o.


Abraços!

Nenhum comentário: