sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Instalando Cliparts - OpenOffice/BrOffice

Primeiramente gostaria de agradecer ao Herbert de Carvalho que é o autor dessa dica espetacular. Ainda não tinha visto algo do gênero.

O Office da Microsoft® vem com uma grande quantidade de figuras que eles chamam de cliparts. Essas figuras são proprietárias e não podem seus usadas em outros Sistemas Operacionais. Para solucionar esse problema, existe um projeto chamado www.openclipart.org que disponibiliza centenas de figuras que podem ser baixadas e instaladas em seu OpenOffice 2.0 sem nenhum problema com direitos autorais.

Visite o site e, na seção Download Packages você tem opção de fazer o download do pacote com figuras no formato que for mais conveniente para você. Neste tutorial vou ensinar com adicionar as figuras do Open Clip Arts pelo método tradicional, ou seja, vamos adicioná-los no recurso de GALLERY (Galeria de Figuras) do OpenOffice. Para fins deste exemplo vamos baixar os figuras compactadas no formato ZIP, pois ele pode ser descompactado tanto no Linux quanto no Windows.

Após baixá-lo de descompactá-lo, abra o OpenOffice 2.0 Texto (ou Writer). Na Barra de Ferramentas Padrão existe um botão de atalho para a Gallery. Você também pode acessar o recurso através do menu Ferramentas > Gallery. Irá aprecer uma tela como mostrado abaixo:

Image

O OpenOffice já possui algumas figuras disponíveis,contudo, além de poucas, com toda a certeza não são capazes de atender a nossas necessidades. Portanto vamos instalar nossas próprias figuras. Você pode clicar na opção camada Novo Tema para criar se próprio tema.

Image

Como você pode observar ao descompactar suas figuras, existem várias categorias de figuras disponíveis. Nesse processo de instalação você pode escolher dois caminhos: 1) Criar um tema para cada categoria de figuras, para que a futura procura por figuras fique mais fácil, ou 2) Colocar tudo num único tema, por ser um processo de instalação menos trabalhos.

A tradução das categorias seria: animais / edifícios / botões / computador / recipientes / decorações / instrução / eletrônica / alimento / geografia / logos / escritório / povos / plantas / recreação / ciência / formas / sinais_e_símbolos / especial / ferramentas / transporte / variados.

Apesar de ser mais trabalhoso, minha sugestão é a e que você faça a instalação das figuras por categoria, pois assim fica mais fácil instalar novas figuras, bem como procurar as já existentes.

Instalação

Na janela do Galley, clique em Novo Tema. Irá aparece a tela abaixo.

Image

Na aba Geral coloque o nome da 1ª Categoria: Animais.

Image

Na aba Arquivo, clique em Localizar arquivos.Vá até a pasta onde você descompactou os cliparts e depois a até as pasta da categoria Animais (openclipart-0.18-full/clipart/animals). Clique em Selecionar. Depois que ele Selecionar tudo, clique em Adicionar Tudo. Ao final de tudo clique em OK.

Image

OBS 1: Dependendo das configurações de seu computador, este processo pode demorara um pouco.

Para adicionar as outras figuras, faça o mesmo processo para cada categoria de figuras que você tem.

Adicionando Novas Figuras

Quando quiser adicionar outras figuras a estas categorias, basta apenas que você clique com o botão direito no tema que desejar e selecione Propriedades. Na aba Arquivo, clique em Localizar arquivos.Vá até a pasta onde você baixou as novas figuras. Clique em Selecionar. Depois que ele Selecionar tudo, clique em Adicionar Tudo. Ao final de tudo clique em OK.



Espero que os usuários do OpenOffice/BrOffice gostem da dica também.

Abraços

Nenhum comentário: